segunda-feira, 22 de julho de 2013

The Cuckoo's Calling, novo livro de J.K. Rowling


Se você não está sabendo da notícia sobre o livro acima, provavelmente não tem facebook, ou não costuma ler. Há um tempo um livro chamado The Cuckoo's Calling chegou nas livrarias do Reino Unido. Até que foram atrás de saber quem diabos é Robert Galbraith. E nada. Quem é este escritor? Até que estudiosos e especialistas no assunto começaram a notar a semelhança de escrita entre Robert e uma certa autora britânica, com uma imensa fortuna no banco, bilhões de livros vendidos e uma legião incontável de fãs. Até que descobriram: Robert Galbraith é ninguém mais, ninguém menos que J.K. Rowling.


O que aconteceu foi que o autor Robert Galbraith era um Pseudônimo da J.K.. Para quem não sabe, um Pseudônimo é um autor fictício que muitos autores utilizam para de alguma forma criar uma identificação com seus leitores ou analisar em uma nova perspectiva a reação quanto ao seu trabalho. O jornal The New York Times contatou o editor do britânico The Sunday Times, Richard Brooks, que divulgou como o segredo da autora foi descoberto, e como ela conseguiu se esconder por dois meses e meio.
Tudo começou no Twitter. Depois que um colega de Richard comentou que tinha adorado The Cuckoo’s Calling e que ele não parecia ter sido escrito por um autor iniciante.

Depois da meia-noite, ele recebeu uma resposta de uma conta anônima dizendo que não se tratava de um autor iniciante, fora escrito por J.K. Rowling. Então meu colega tweetou de volta e disse: ‘Você tem certeza disso?”

O anônimo respondeu “eu apenas sei”. Em poucos minutos, todos os tweets dele (ou dela) haviam sido apagados e a conta fechada. Feito isso, a curiosidade do The Sunday já havia despertado, e daquele momento em diante, Brooks agiria clandestinamente, sem alertar a editora ou agente de Rowling. 


O trabalho de detetive começou quando encontrou muitas semelhanças entre Morte Súbita e Cuckoo’s Calling. Ambos os livros compartilhavam do mesmo agente e editora. Muito desconfiado, começou a ler o livro.

Ninguém que estava no exército (segundo consta na biografia do autor) e que agora trabalhava na segurança civil poderia escrever um livro tão bom como esse.

Na sexta-feira à noite o editor decidiu contatar a própria autora.

Eu enviei um e-mail com uma pergunta contundente: ‘Eu acredito que Robert Galbraith é de fato J.K. Rowling, e gostaria de pedir uma resposta direta.’ Na manhã de sábado, um porta-voz de Rowling disse que ela tinha “decidido confessar”.

Reagan Arthur, editor da Little Brown (editora), comentou que a empresa “está feliz e orgulhosa” pelo resultado do novo romance.

A reedição do livro está a caminho e vai levar uma biografia do autor revisada, onde se lê “Robert Galbraith é um pseudônimo de J.K. Rowling.”


De acordo com a imprensa, J.K. disse ter se sentido muito bem usando o nome de Robert, pois escreveu por puro prazer, sem pressa, nem responsabilidades.


É óbvio que quando o mundo tomou conhecimento do fato, o livro começou a ser procurado em todo lugar, e alcançou o topo da lista de best-sellers da Amazon, em apenas 24 horas.
Com certeza, será um sucesso mundial de vendas, principalmente se depender dos inúmeros fãs de Harry Potter. Eu já estou roendo as unhas para ler esse livro! Em The Cuckoo’s Calling, um veterano de guerra chamado Cormoran Strike se torna detetive particular.


Aqui no Brasil a editora já foi escolhida. De acordo com a Folha de São Paulo, a Rocco será a responsável por trazer o mais novo livro de Rowling para as nossas prateleiras. The Cuckoo's Calling deve ganhar uma continuação em 2014, provavelmente será uma trilogia. Não se sabe como será o título em português ou qual será a capa. Acima, a capa britânica e a norte-americana, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário