quarta-feira, 29 de maio de 2013

Sobre o Filme: "Laranja Mecânica"

Oi gente! Eu sou cinéfila declarada (viciada em filmes) e viciada em livros. Então eu pensei em fazer posts sobre meus filmes e livros que eu gosto e os que eu não gosto, comentando sobre cada um. Não vou dar spoilers, ok? As tags são: "Sobre o Filme" e "Sobre o Livro". Espero que gostem!


Para começar, vou falar sobre esse filme que eu amo: Laranja Mecânica é um clássico do cinema. Só isso já é um bom motivo para assistir. Outra boa razão é o fato de que o diretor é o maravilhoso e esquisito Stanley Kubrick.


O filme acontece em uma sociedade distópica (em um futuro diferente do nosso) e gira em torno de Alex, um garoto que participa de uma gangue que pratica ultra-violência e acaba com a paz na cidade em que vivem.


Ele começa a se achar líder do grupo, o que o leva a ser traído pelos amigos, e levado à prisão por assassinato. Lá ele é selecionado a ser submetido ao chamado "Tratamento Ludovico", que consiste em expor os vândalos (como o Alex) a cenas bastante violentas, a fim de que eles não cometam mais atitudes agressivas. O problema é a forma como o indivíduo reage após voltar a conviver em sociedade. E eu não vou contar mais, vocês vão ter que assistir. ;)


Minha opinião:
- Achei o filme incrível. Super recomendo pra vocês.
- Acho que faz uma boa análise da mente humana.
- O Alex é um amante da música clássica, e isso contrasta muito com suas atitudes violentas ("Singing In the Rain" e a "9ª Sinfonia de Beethoven" nunca mais serão as mesmas pra você).
- Atuação impecável do Malcom McDowell
- Um dos melhores filmes do Kubrick
- Está entre os 100 filmes para ver antes de morrer




Lembrando que o filme foi inspirado no livro de mesmo nome do autor Anthony Burgess. Ainda não li :(
Quando eu tiver lido eu comento!




Observação Importante: Só pra constar que o filme é pesado e polêmico em algumas questões, como: sexualidade, violência e religião, então se você não se sentir a vontade com esse tipo de assunto ou for muito novo, ou pouco maduro, não assista ;) 



O vocabulário do filme é um pouco difícil, pois algumas palavras foram criadas pelo autor do livro, e são uma mistura de inglês, russo e gírias. Aqui estão alguns exemplos. (Depois que você decora umas palavras, a compreensão é mais rápida)


Esse é o Malcom McDowell (amo) que fez o Alex. Ele tá velhinho...


Algumas fotos de Malcom e Kubrick nas gravações do filme.




Resumindo... Obra-prima! 

Um comentário:

  1. Excelente! Esse filme é realmente um clássico e vale muito a pena ser assistido.

    ResponderExcluir