domingo, 2 de junho de 2013

Sobre o Livro: "Divergente"


Divergente se passa numa Chicago distópica, onde a protagonista Beatrice Prior nasceu. Essa sociedade é dividida em 5 facções: Audácia (facção dos corajosos), Abnegação (facção daqueles que se doam ao próximo), Amizade (facção do amor e do companheirismo), Franqueza (facção dos honestos), e Erudição (facção dos inteligentes).


A protagonista pertencente a Abnegação, tem que, assim como todos os habitantes ao completarem 16 anos, escolher em qual facção quer passar o resto de sua vida: a que já pertence, ou a que corresponder ao resultado do seu teste. O problema é que a Beatrice é Divergente, algo que é muito perigoso, e ela precisa guardar esse segredo que poderá matá-la.


Beatrice passa a pertencer à Audácia, onde tem que cumprir vários desafios da iniciação e ultrapassar limites que ela mesma não acreditava ser capaz de vencer. Na sua nova facção, muda seu nome para Tris e conhece um garoto misterioso, corajoso e carismático chamado Quatro.


A história foi escrita pela simpática (e muito novinha) Veronica Roth, e foi publicada pela editora Rocco aqui no Brasil.


O livro já tem uma sequência denominada Insurgente, que eu já li também e posso assegurar que não decepciona. Porque algumas sagas tem o primeiro livro magnífico, mas os outros deixam a desejar. Em Insurgente isso não acontece! Pelo contrário, o ódio pela Jeanine aumenta, aparecem mais pessoas para odiar, traições de gente que eu confiava (que raivaaa!), conflitos no romance incomum de Tris e Quatro, paisagens do medo mais interessantes, descobertas baphônicas, choros, risos, desespero, e muito mais!


Preparem-se para os comentários de uma fã:

- Eu só faltei arrancar meus dedos roendo as unhas
- Eu quase quebrei a parede do meu quarto numa revelação
- Eu quase rasguei o livro de ódio
- Eu estou apaixonada pelo Quatro! Talvez isso passe um dia... Eu tenho dois amores literários agora: Peeta e Quatro, não sei em que ordem, os dois são diferentes, mas amo demais! Agora, toda vez que eu vejo o número 4 eu penso nele.
- Me julguem, mas eu achei melhor que Jogos Vorazes em alguns momentos. Acho que Divergente foi uma leitura que mais me prendeu e me deixou curiosa, além do que passa muito rápido, mal me dei conta que tinha acabado.
- Gostei muito do fato de que o início de Insurgente é exatamente no ponto do final de Divergente, então é como se fosse um livro só que foi dividido. E o final de Insurgente (que é de arrancar os cabelos) deve ser o início do próximo livro!
- No Insurgente, as outras facções ganham destaque.
- Definitivamente esses livros não são recomendados à pessoas que podem ter ataques cardíacos. kkkkkkkkkk sério gente! É muita emoção e tensão pra um livro só!


Minhas Opiniões:

- Eu sei que todo mundo está dizendo que é um plágio de Jogos Vorazes. Eu não acho, até porque a distopia de JV não foi a primeira e nem vai ser a última.
- As facções lembram muito as casas de Hogwarts, admito, apesar de que envolve modos de vida e eles levam as facções mais a sério.
- Lembra um pouco a saga Feios, também.
- Mesmo com todas as semelhanças, é uma boa história, uma boa leitura, a autora é criativa e sabe dosar o humor, tem muita coisa interessante, os personagens são ótimos e com certeza vai crescer muito.
- Infelizmente vai virar modinha, principalmente quando saírem as adaptações cinematográficas.
- Recomendo! Leiam Divergente e tenham muitos ataques cardíacos!!! :)


Veronica "linda" Roth anunciou a capa do último livro: Allegiant, que teria mais ou menos o significado de "Fielmente", ou "Convergente", que eu acho legal, além do que vai combinar tipo: ente, ente, ente (kkkk eu sou estranha mesmo, sorry)



Quem terminar de ler o Divergente, leia esse capítulo publicado pela Rocco, que a Veronica escreveu, no qual o Quatro narra a cena das facas. Clique aqui para ler.



Já foram escalados alguns personagens do filme de Divergente, que aqui no Brasil deve estrear em Abril de 2014 :( 
Lembrando que o Ansel Elgort, que fará o Caleb Prior (irmão da Tris em Divergente), será o Gus no filme de "A Culpa é das Estrelas", no qual a Shailene (a Tris de Divergente) será a Hazel (par romântico do Gus). Deu pra entender, ou ficou confuso??? Até eu fiquei confusa agora...


Tris será vivida pela atriz Shailene Woodley, que também será a Mary-Jane do próximo Homem-Aranha.


Acho a Shailene linda! Ela fez alguns pequenos papéis no cinema e na TV, mas com certeza ganhará grande reconhecimento em Divergente. Gostei da escolha, acho que ela será uma ótima Tris.


O Quatro será interpretado pelo ator Theo James.


Na boa, acho ele um gato! Tem gente dizendo que não, e que ele parece ter uns 30 anos. Beleza, mas no livro o Quatro é mais velho que a Tris, e isso meio que tem que transparecer no filme. Gostei da escolha, lindo e carismático, além do que foi a própria Veronica Roth que escolheu o Theo e disse que ele foi o ator que mais se aproximou do Quatro que ela imaginou. Achei melhor do que o Alex Pettyfer, ele já está muito clichê.


Jeanine Matthews será vivida pela linda, maravilhosa e única, Kate Winslet!!!


Me surpreendeu, admito. Não imagino a Kate num filme como esse. Mas uma grande atriz não é julgada pelo papel, mas sim pela atuação. Amei a escolha!


Só saíram duas imagens do filme até agora. Quando sair mais eu divulgo ;)


LEIAM DIVERGENTE!!!

2 comentários:

  1. quero que Divergente seja famoso por ser um bom filme... e nn pq um monte te menininhas vão achar o Theo James bonito .... Amo Divergente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Luana. Espero que deem o devido respeitos aos atores, ao filme e a história que é maravilhosa.

      Excluir