Como fã do Quentin Tarantino, eu tinha a obrigação de fazer uma pequena homenagem pelos seus 50 anos. Nada melhor do que mostrar um pouco do trabalho desse cineasta revolucionário e super criativo.
Quentin Jerome Tarantino (Knoxville, 27 de março de 1963) é um diretor, roteirista, produtor de cinema e ator dos Estados Unidos. Alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos. É o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".
Aos 22 anos escreveu seu primeiro roteiro, "Captain Peachfuzz and the Anchovy Bandit". Em 1984, Tarantino começou a trabalhar como balconista na Video Archives, uma famosa locadora de filmes em Manhattan Beach.
Seus primeiros roteiros vendidos, "True Romance" e "Natural Born Killers", tiraram-lhe do anonimato. Ele conheceu Lawrence Bendernuma festa em Hollywood, e Bender incentivou Tarantino a dirigir um filme. O produto final dessa conversa foi "Reservoir Dogs" (Cães de Aluguel), de 1992, um filme estiloso e violento, que definiu o tom de seus filmes seguintes.
Tarantino foi abordado por Hollywood e recebeu propostas para dirigir vários projetos, incluindo "Speed" (Velocidade Máxima) e "Men in Black" (Homens de Preto).
Em vez disso, ele se recolheu em Amsterdã para trabalhar em seu roteiro para "Pulp Fiction". Quando foi finalmente lançado, o filme ganhou a Palme d'Or (Palma de Ouro) no Festival de Cannes de 1994, revolucionou a indústria de filmes independentes, mostrando que estes filmes também são rentáveis.
"Pulp Fiction" é um filme de roteiro complexo, com personagens verborrágicos, tendo a história dividida em atos e recheado de referências pop. Essas três características se tornaram a marca do criador desde então. O filme ficou conhecido pelas aclamadas atuações de seu elenco e, ainda, por ressuscitar a carreira de John Travolta.
"Pulp Fiction" também rendeu a Tarantino o Oscar de Melhor Roteiro Original, além da indicação na categoria de Melhor Filme.
O filme seguinte de Tarantino foi "Jackie Brown" (1997), uma adaptação de "Rum Punch", um romance de seu mentor Elmore Leonard. Foi estrelado por Pam Grier, que trabalhou em diversos filmes do gênero nos anos 70.
Ele adiou o projeto de "Bastardos Inglórios" para escrever e dirigir "Kill Bill", lançado em duas partes, Vol. 1 e Vol. 2, um filme estiloso, com temática de vingança, filmado com a influência do Wuxia (filmes chineses de artes marciais), filmes japoneses, filmes de faroeste e filmes de terroritalianos ou giallo.
O filme é baseado numa personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de "Pulp Fiction".
"Bastardos Inglórios" é, provavelmente o filme mais conhecido do Tarants. O filme conta a história de dois planos para assassinar os líderes políticos da Alemanha nazista, um planejado por uma jovem francesa judia proprietária de cinema, e o outro por um grupo de soldados judeus aliados liderados pelo tenente Aldo Raine (ninguém menos que Brad Pitt).
Houve muita crítica em relação ao filme, pois trata de um assunto muito polêmico. Mas Tarantino é Tarantino, né? Ele pode.
"Django Livre" foi lançado em 25 de Dezembro de 2012 nos Estados Unidos e 18 de Janeiro no Brasil. A pré-produção começou em 1 de Novembro de 2011, as filmagens em 6 de Fevereiro de 2012 no Wyoming e Louisiana em março de 2012.
O filme recebeu cinco indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Filme,Melhor Ator Coadjuvante (Christoph Waltz), Melhor Roteiro Original, Melhor Edição de Som e Melhor Fotografia. Venceu os prêmios de Melhor Roteiro Original e Melhor Ator Coadjuvante.
"Django Unchained", é um western (filme de faroeste) no qual um ex-escravo torna-se um perigoso mercenário, com Jamie Foxx no papel principal, além das ilustres presenças de Leo DiCaprio e Samuel L. Jackson.
Curiosidades:
1) Tarantino esteve romanticamente envolvido com diversas mulheres, incluindo a atriz vencedora do Oscar Mira Sorvino; as diretoras Allison Anders e Sofia Coppola; a atriz francesa Julie Dreyfus; e a comediante Margaret Cho. Surgiram rumores de envolvimento com Uma Thurman, a quem ele se refere como sua "musa".
2) Tarantino nunca se casou e não tem filhos.
3) Tarantino figura na lista de "Special thanks" do encarte do disco In Utero do Nirvana, lançado em 1993 (curiosamente o nome do diretor aparece como "Tarentino, Quentin"). Segundo o site Filmdrunk, a razão de o diretor aparecer nessa lista deve-se ao fato de ele ter querido inicialmente que Kurt Cobain atuasse em "Pulp Fiction" no papel de Eric Stoltz.
4) Depois de "Pulp Fiction", Tarantino dirigiu o quarto episódio da série Four Rooms, The Man from Hollywood, um remake de um espisódio de Alfred Hitchcock Presents estrelado por Steve McQueen. "Four Rooms" é uma colaboração entre Allison Anders, Alexandre Rockwell, Robert Rodriguez e o próprio Tarantino.
5) Quentin Tarantino e George Clooney são os irmãos Gecko em From Dusk Till Dawn (1996).
6) Seus pais eram Tony Tarantino, ator e músico descendente deitalianos, e Connie McHugh, descendente de irlandeses e índios Cherokees. Logo após o nascimento de Quentin Tarantino, sua mãe casou-se com o músico Curt Zastoupil, com quem Tarantino mais tarde viria a formar fortes laços afetivos.
Parabéns pelo seu aniversário Mr. Tarantino! Que você continue fazendo esses filmes incríveis pra nós!